Publish Center continua a fazer história no Break e na EPTV Central

Agência publicitária de Rio Claro vem avançando e colecionando cases de sucesso aliada às mídias das Empresas Pioneiras

| EPTV -

 

 

José Afonso Baldissera, proprietário da Publish Center

Ao chegar na Publish Center, em Rio Claro, o hall de entrada é uma mistura de modernidade e de artigos e lembranças do início da agência publicitária, que mantém a primeira câmera fotográfica usada pelo fundador da agência, José Afonso Baldissera. Dentre as histórias que Afonso gosta de contar, estão os cases de sucesso de seus clientes e seu relacionamento com a EPTV. Na primeira edição do Break, em outubro de 1994, o proprietário da agência foi capa do boletim impresso ao lado de um dos seus clientes, Antônio, dos supermercados Jardins, durante a inauguração da EPTV Central.

Afonso recorda os fatos publicados na primeira capa do Break, quando a Publish Center já tinha três anos de atuação e a EPTV Central era inaugurada em São Carlos, em 1994. O proprietário da agência conta como foi este momento de transição dos clientes que passaram a anunciar na região de São Carlos e como a Publish Center cresceu de lá pra cá. "Na época eu fiquei chateado e pensei que a mudança iria nos prejudicar, mas o diretor da EPTV na época, Tasso Madeira, me transmitiu segurança. A EPTV veio com sinal para São Carlos e isso possibilitou nosso crescimento, do varejo, do comércio e a indústria de Rio Claro também cresceram juntos. Houve uma oportunidade muito grande para todo esse setor se desenvolver", comenta ele. Um dos clientes que começou a anunciar na década de 90 e é um case de sucesso na EPTV Central é a Sapataria Lago Azul. "A Sapataria Lago Azul tinha uma portinha, era uma sapataria pequenininha e hoje é uma grande loja de departamentos muito conceituada. A Sapataria Lago Azul é um dos nossos principais clientes, tanto da agência, quanto da EPTV". 


A paixão de José Afonso pela publicidade começou quando ele trabalhava em um jornal impresso de Rio Claro, estudava Matemática ao mesmo tempo e surgiu a oportunidade de trabalhar na Assessoria de Imprensa da Gurgel, a Gurgel Motors. "Ajudei no lançamento do BR 800 a nível nacional, que foi o primeiro carro econômico. Nesta época, tive contato também com a publicidade e fui convidado pelo Dr. Gurgel a fundar uma agência para cuidar da conta da Gurgel", explica ele sobre a fundação da Publish Center e seu início de carreira na propaganda.

O trabalho da Publish Center impulsiona o crescimento de seus clientes e marcas e uma das curiosidades dessa trajetória é que José Afonso Baldissera foi garoto-propaganda das campanhas publicitárias desenvolvidas para a Ápia, concessionária Volkswagen. "Fui garoto-propaganda para a Ápia cerca de 18 anos. As pessoas me conhecem até por Zé da Ápia (risos). E a Ápia foi um case muito importante. Fizemos grandes trabalhos, grandes promoções, grandes festas e teve um retorno muito grande", lembra o publicitário que calcula ter produzido mais de 2 mil filmes durante a história da agência.

Muitos filmes da história da Publish Center foram desenvolvidos pela produtora própria que foi fundada em junho de 2002 e é dirigida pelo filho de José Afonso. Muitos sonhos realizados e alguns sonhos ainda para serem concretizados. Afonso, que hoje aos 65 anos continua atuando ativamente no atendimento aos clientes da Publish Center, olha para o passado em que participou da chegada da EPTV em São Carlos, olha para a sala ao lado onde sua equipe trabalha e ressalta que o seu sonho é que a empresa continuar avançando e a economia também. "Acompanhamos aqui na agência os clientes que começaram com uma empresa pequenininha e ela foi crescendo aos poucos e ela se tornou uma grande empresa. Nestes cerca de 30 anos, nunca atrasamos um trabalho. É mérito da minha equipe que é bastante comprometida".