Suave Comunicação Marketing reforça pioneirismo e coleciona cases de sucesso

História da publicidade e da EPTV Ribeirão se misturam com a trajetória da agência e de seus clientes

| EPTV -

 

Sucessão: Itamar Suave entre as filhas Carol Suave e Carla Suave que dão continuidade à agência Suave 

Muitos dos jingles exibidos na EPTV Ribeirão, que conquistaram o público e aumentaram as vendas, foram criados por Itamar Suave, fundador da agência Suave, em 1981, em Batatais, e depois transferida para Ribeirão Preto para atender a demanda de clientes na cidade e região. O fundador da agência iniciou sua carreira na área comercial do jornal Tribuna de Batatais e percebeu a demanda na área de publicidade com a chegada da EPTV Ribeirão na década de 80.

Naquela época, a Suave começou a atender o Grupo Ortovel, parceiro da agência publicitária desde 1983. Itamar se lembra dos plantões de vendas do Grupo Ortovel e do sucesso que a rede vem conquistando desde a sua inauguração. "A primeira grande promoção de varejo que eu fiz no setor automobilístico foi a inauguração da Ortovel de Sertãozinho. Foi fantástico, um sucesso muito grande! E a primeira ação de varejo foi quando nós fizemos o Santo Feirão de Páscoa. Fizemos um feirão no final de semana de Páscoa, ação que não se fazia em feriado. Parecia que estava inaugurando um shopping em Sertãozinho, porque o povo foi para lá, foi sensacional, foi algo marcante na história".  

 


Desde então, o Grupo Ortovel inaugurou mais lojas em Ribeirão, totalizando 25, e a agência Suave vem crescendo junto ao cliente e colecionando novos jingles e cases de sucesso. O segredo para manter a fidelidade com o cliente é o comprometimento, ressalta Itamar. "Estamos juntos desde 1983. Transparência, sinceridade, humildade e respeito são valores primordiais para se relacionar com pessoas, com empresas durante tanto tempo, que é o mesmo princípio que eu uso no relacionamento com a EPTV, que era a TV Ribeirão. Eu acho que comprometimento é tudo, a gente estar dentro do cliente e o cliente estar dentro de nós, e é por isso que a gente permanece no mercado. Investimos hoje muito em treinamento da equipe, em equipamentos e instalações", ressalta Itamar.

Este comprometimento é passado para as outras gerações. As filhas Carol Suave e Carla Suave acompanham o pai desde a infância e estão hoje à frente da diretoria da agência Suave, enquanto Itamar participa do conselho e se dedica a negócios imobiliários. A publicitária Carol Suave não teve dúvidas sobre prestar vestibular para Publicidade e Propaganda e já participava das ações idealizadas pelo pai desde os 5 anos de idade, a exemplo das campanhas de Natal da Rampin Lar. "Lembramos até hoje das festas de Natal da Rampin Lar e do jingle "Rampin Lar Rampin Lar o melhor Natal". Era uma rede de lojas que nasceu em Batatais e se expandiu para toda a região do Sul de Minas. Nós fizemos esta campanha para a chegada do Papai Noel em todas as cidades onde a Rampin Lar estava presente. O Papai Noel chegava de helicóptero e fazia um show artístico. Naquele tempo, a Carol já ia junto porque a gente tinha a família Noel", recorda Itamar aos risos.

Carol Suave lembra que desde a época em que cursava Publicidade e Propaganda, ela já participava das produções que eram veiculadas na EPTV Ribeirão. "Quando eu comecei a trabalhar na agência, iniciei na área administrativa e aos poucos fui para as outras áreas. E era muito bacana também quando eu me envolvia com a produção, acompanhava os filmes na produtora e tinha que sair correndo para levar fita para emissora, antes das quatro ou antes das seis".

A diretora Carol acompanha a história de sucesso e superação da Suave há muitos anos, desde a época em que as aprovações das peças eram feitas por fax e ressalta também os aprendizados que herdou do pai. "Sempre tive aquela relação de filha que considera o pai um herói e admiro muito a pessoa positiva que ele é, sempre se superando mesmo nos momentos difíceis que tivemos na agência. Nossa história tem muito trabalho, superação, conquistas e estamos sempre junto com o cliente, entendendo seus desafios e trazendo novas soluções".

O sonho de Itamar de ver as filhas dando continuidade no negócio está se concretizando e até a neta, ainda criança, também acompanha o trabalho da publicitária Carol e admira a mãe. "É um amor que está passando de geração em geração. Os jingles do meu pai são cantados pela minha filha que vê na TV e já reconhece os nossos clientes. Ela já é apaixonada pela publicidade", finaliza ela aos risos.