Nissan Dahuj

Cuidar de pessoas e manter atendimento de excelência.

André Scinocca André Scinocca Diretor da Nissan Dahuj

Cocatrel

Os valores e DNA da cooperativa Cocatrel

Marco Valério Araújo Brito Marco Valério Araújo Brito Diretor Presidente da Cocatrel - Três Pontas - MG

Nesta pandemia, reforçamos ainda mais os valores e DNA da cooperativa Cocatrel, que há anos vem praticando o cooperativismo. Então, intensificamos ainda mais a nossa vocação. Foram realizadas diversas ações em prol da população e das entidades, além de acatar todas as medidas aconselhadas pelo Ministério da Saúde.

A agricultura veio crescendo e ganhando cada vez mais espaço e tem sido motivo de muito orgulho para nós cooperados. No primeiro mês de isolamento social, nossas vendas aumentaram 40% e a alta do dólar contribui para este crescimento. Sabemos da nossa importância e participação no PIB brasileiro, que representa em torno de 43%, e por isso estamos empenhados, trabalhando muito e orgulhosos de contribuir de alguma forma com a economia do país.

Neste período, lançamos uma campanha para fortalecer ainda mais nosso segmento e o orgulho de ser do campo. A campanha “Faça parte de um cooperativa sólida e segura. Junte-se a nós. Cocatrel: você pode confiar” foi veiculada na EPTV e no G1 e fortaleceu a nossa marca e o relacionamento com o cooperado.

Durante algumas lives que realizamos na nossa semana de cultura, solicitamos que os colaboradores e cooperados gravassem vídeos que pudessem ser transmitidos, dizendo que o agronegócio não cessa e que estávamos continuando em prol de todos e que tudo isso iria passar.

Outra campanha que fizemos foi a de doação de café para os hospitais da região, para que fossem doados aos profissionais da saúde no dia 14 de abril, Dia Internacional do Café.

Em relação à pandemia, o fato de atuar no campo e longe das grandes cidades também contribui para que o contágio desacelere aqui na região. O impacto que temos percebido e que os produtores rurais estão mais abertos para investir na digitalização e em ferramentas para aprimorar o trabalho. Talvez se não fosse o novo coronavírus, não estaríamos falando disso. A Cocatrel está antenada ao digital é nós tivemos experiências nesse período de coronavírus que nos propiciaram a tomar decisões aceleradas no sentindo de implementar ferramentas. Então, eu acho que isso mexeu com os nossos cooperados, que passaram a entender a importância desse movimento de transformação digital. Eu vejo esta atualização como um dos pontos positivos que vamos manter junto aos cooperados e incentivar cada vez mais. Vamos sair mais fortes desta pandemia!

GS Inima Ambient

Garantir a saúde e a segurança de todos os nossos colaboradores.

Paulo Roberto Oliveira Paulo Roberto Oliveira Presidente da GS Inima Ambient - Ribeirão Preto - SP

Como gestor estou tomando todas as medidas necessárias e determinadas pelos órgãos competentes, para garantir a saúde e a segurança de todos os nossos colaboradores. Como uma empresa responsável por administrar um serviço essencial, a GS Inima Ambient, do grupo GS Inima Brasil, garante a continuidade do serviço de tratamento de esgoto da cidade de Ribeirão Preto. Em outras unidades do grupo, garantimos também o prosseguimento do abastecimento de água potável 24 horas por dia, o que assegura a preservação da saúde e da qualidade de vida da população.

A GS Inima Ambient está trabalhando como se tivesse numa operação de guerra. Nossas equipes estão atuando de múltiplas formas para manter a normalidade das operações. Parte dos colaboradores foram conduzidos ao trabalho remoto, através do home office, e outros em sistema de turnos como forma de preservar a integridade deles e de suas famílias contra a contaminação pela Covid-19.

Implantamos um programa interno que orienta e oferece todo o suporte aos profissionais em relação a pandemia, com a observação rigorosa das orientações dos órgãos de saúde. Além da verificação diária de temperatura, adaptamos barreiras nas estações de trabalho e incorporamos o uso de máscaras, higienização das mãos com álcool e água e sabão à rotina de todos. Todas essas medidas de proteção também foram incorporadas nas outras unidades que o grupo GS Inima Brasil administra nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Alagoas.

O principal aprendizado é que temos de estar sempre preparados para o imprevisto e ter agilidade para mudar nossos hábitos assim que ele surge. Foi bom perceber que nossa equipe é flexível e atenta, porque respondeu quase instantaneamente ao desafio que a pandemia trouxe.

Não tenho a menor dúvida de que a pandemia trouxe para o brasileiro uma nova visão sobre a importância do saneamento básico. Ao aprovar o projeto do novo marco legal do saneamento neste momento crítico, o poder público também provou que finalmente entendeu que cuidar da água e do esgoto de seu país é um direito à vida, ao desenvolvimento social e à saúde de sua população. Imagino que esses serviços públicos vão ser tratados, a partir daqui, como merecem: como essenciais.

Miami Store

Reinventando todos os dias.

José Carlos Said Diaz, José Carlos Said Diaz, Presidente da Miami Store - Campinas - SP

Diante da pandemia, estamos nos renovando e nos reinventando todos os dias. O nosso objetivo sempre foi e continua a ser atender o cliente da melhor maneira possível. Por isso, adotamos todas as medidas para manter nossos 260 funcionários em segurança e oferecer o melhor para o nosso cliente.

Há alguns anos, a Miami Store conta com um e-commerce e estamos estruturados e por termos uma marca forte, consolidada e de confiança, tem contribuído para o crescimento das nossas vendas.

Percebemos que toda a preparação anterior e investimentos em estrutura digital e de marca estão fazendo a diferença neste momento. Nossa loja virtual cresceu 200% durante o período de pandemia e estamos oferecendo o serviço de drive-thru. A procura por produtos é muito diversificada. São eletrodomésticos para aprimorar a gastronomia em casa, vinhos, produtos de conveniência, como queijo, roupas de esportes para ficar em casa com mais conforto, brinquedos para crianças. É um carrinho de compras variado para atender as novas necessidades do consumidor que busca ter em casa boas experiências com nossos produtos.

Nós percebemos que é importante ter loja digital por causa do alcance nacional. Já as lojas físicas são vitrines de experiências para os clientes e, apesar do cenário, temos interesse em expandir a Miami Store. É importante ter este modelo híbrido.

Estamos trabalhando todos os dias com foco no dia atual. Está muito complicado planejar o futuro por conta das instabilidades em relação à abertura e fechamento de lojas. Os empresários precisam ter muita calma e acreditar no melhor cenário possível. Com otimismo sempre!

JFL Alarmes

Adequação de todo o plano estratégico 2020.

Fernando Barbosa Mota Fernando Barbosa Mota Diretor Comercial e acionista da JFL Alarmes - Santa Rita do Sapucaí - MG

A empresa e consequentemente nós gestores estamos sendo impactados significativamente como quase todo o mercado mundial. O mercado como um todo teve retração nos últimos meses. Isso se deve a desaceleração da economia e, desta forma, o impacto nas vendas é inevitável. Em paralelo, os gestores têm que agir rapidamente e tomar ações assertivas a fim de minimizar o acometimento da empresa e de seus colaboradores. Fizemos a adequação de todo o plano estratégico 2020, além de rever processos e planos de ação.

Nossos colaboradores foram devidamente treinados para saberem como agir dentro da empresa e aconselhamos sobre os cuidados que são importantes tomar fora da empresa. Medidas de higiene foram reforçadas em todos os pontos da empresa, além de mudança de horário como almoço e café para evitar aglomeração.

A maioria de nossos pontos de venda ficaram fechados ou parcialmente fechados por um período, principalmente no início da pandemia. Neste momento, é muito importante que não se perca a proximidade com nossa cadeia de vendas. Para isso, nós concentramos grande parte de nossas ações em marketing digital. Como exemplo podemos citar o início de uma série de lives; postagens diárias e mais assertivas em nossas redes sociais. Inovamos o atendimento, acompanhamento e treinamento de nossos clientes através de chamadas de videochamadas.

Estamos incentivando constantemente nossos parceiros a nos acompanhar pelas redes sociais e criamos novos canais de comunicação. Dessa forma, procuramos estar sempre presentes e auxiliando à distância de forma inteligente nossos distribuidores, revendas e cliente final.

Nosso segmento de segurança eletrônica, que tem como base a tecnologia, sempre mudou de forma muito rápida, não é uma novidade para nós. A tecnologia não para e nós temos que acompanhar, levando o que há de mais inovador para nossos clientes.

Mas algo que realmente está fazendo a diferença neste momento é a comunicação com nossos clientes. Antes da pandemia já era comum nos comunicar utilizando videoconferência, por exemplo, mas agora acreditamos que será muito mais intensa. Acredito que novos nichos de mercado foram descobertos neste período e que deverão ser explorados daqui para frente. No geral, o mercado de segurança eletrônica estará mais fortalecido e em constante crescimento.

Varejão Passarinho

Mais atenção em relação a oferecer segurança a todos.

Michele Costa Michele Costa Sócia-proprietária do Varejão Passarinho - São Carlos, Araraquara e Américo Brasiliense (SP)

Como atuamos no segmento que é considerado serviço essencial e estamos na linha de frente, tivemos que adaptar o Varejão Passarinho rapidamente e também cuidar dos nossos colaboradores. A operação ganhou mais atenção em relação a oferecer segurança a todos, redobrando os cuidados com a higienização da loja, dos carrinhos, máscaras para nossos colaborados e álcool em gel em todas as unidades e pontos de contatos.

Os aprendizados que tivemos durante o período de isolamento social é que temos que estar preparados para as adversidades que sempre vão surgir. Ninguém imaginaria que esta pandemia iria acontecer e nós precisamos mudar para atender às necessidades do cliente e do funcionário também. Tivemos que nos reinventar e tomar decisões muito rapidamente. O fato de já termos um e-commerce nos ajudou e registramos o crescimento de cerca de 70% nas vendas pela loja digital. Também adotamos as vendas por WhatsApp e sistema de retirada na loja física. Reforçamos a divulgação da nossa marca e atendimento com campanhas na TV e no rádio.

Os efeitos da pandemia estão sendo refletidos nas vendas. Percebemos aumento de vendas de produtos de limpeza e também de guloseimas. O ticket médio também aumentou, pois o consumidor está realizando compras maiores para evitar o contato físico e deslocamento.

Acreditamos que o cliente vai continuar a realizar compras pela internet e telefone e que ele gostou desta comodidade. Por outro lado, quando o cliente vai à loja, ele realiza compras por impulso e nós, como empresários, vamos ter que repensar experiências no ponto de vendas para que o consumidor tenha mais motivos para sair de casa. Reinventar é uma das ações do momento!

SICOOB SOCRED

Nossa mensagem visa sempre o cliente estar perto de nós.

Adalberto Igual Junior Adalberto Igual Junior Gerente de Planejamento e Marketing da Sicoob Cocred - Sertãozinho - SP

Temos uma rotina de trabalho com o planejamento anual em relação às ações de marketing, até mesmo para ter uma organização orçamentária. Neste calendário antes da pandemia, tínhamos diversos eventos presenciais que a Sicoob Cocred participava, a exemplo da Feira Agronegócios Copercana, organizada pela nossa coirmã, Copercana. Este evento se adaptou e foi realizado pela primeira vez no formato on-line. A Sicoob Cocred também vem patrocinando eventos digitais com o tema de agronegócio para levar informação para os nossos clientes cooperados.

Estamos em uma fase de adaptação, conhecendo outras ferramentas e percebemos que conseguimos acelerar pelo menos 4 anos em algumas frentes, inclusive produzindo muito conteúdo. Estamos realizando muitos contatos on-line para atender nossos clientes. Desenvolvemos um hotsite somente com instruções para atendimento digital para que as pessoas continuem sendo atendidas, pois o perfil da empresa é oferecer o relacionamento presencial de qualidade, conforto e comodidade. Então, trabalhamos para que esta experiência acontecesse da melhor forma possível no ambiente digital.

Pensamos muito na comodidade do cliente porque no cooperativismo o cliente é também dono da Sicoob Cocred. Nossa mensagem visa sempre o cliente estar perto de nós. Estamos remodelando as agências, com status digital e área de café, pois a proposta é que o cooperado venha falar conosco para ter uma consultoria financeira. Acreditamos que o “novo normal”, como dizem, será híbrido, com as boas experiências do presencial e do digital.

Em relação às outras ações sociais e de comunicação, realizamos uma campanha que foi divulgada na EPTV Ribeirão, com o mote “Vamos juntos superar” para passar positividade para a população. Nós promovemos muitas ações sociais nesse período, como a doação de 5.000 cestas básicas, 120 toneladas de alimentos para as 27 cidades onde a Sicoob Cocred atua e distribuímos via fundo de solidariedade. Foi uma campanha gigantesca e doamos um respirador para a Santa Casa de Sertãozinho. Como disse, conseguimos realizar diversas ações em pouco tempo.